Cuidado amigos pontos de Ancoragem em não conformidade.

Aviso aos síndicos e condomínios.

Não se arrisquem












Pontos de Ancoragem sendo instalados na cidade do Rio de Janeiro / São Paulo fora das normas oferecendo PERIGO.

Cuidado amigos pontos de Ancoragem sendo instalados na cidade do Rio de Janeiro e São Paulo fora das normas oferecendo PERIGO aos trabalhadores.

- É importante ressaltar que o material que é exigido pelas normas e ABNT para pontos de ancoragem sofrem fadiga e desgaste também.

Famoso ponto de Ancoragem em Inox.

Mais uma vez alerto a todos.
O aço inox quebra ele não da sinais sobre o desgaste ou corrosão diferentemente da ancoragem de aço carbono.

Ficar atentos a rugosidades e trincamento.CUIDADO
Na pratica a história é outra.
Monte a sua ancoragem sempre em 2 pontos.
Um ponto de fixação outro ponto de segurança para corda do trava-quedas.

Para isso é importante fazer o ensaio de tração. É de usual utilização em engenharia a fim de obterem-se informações básicas sobre as propriedades dos materiais. Neste ensaio o ponto de ancoragem é submetido à aplicação de uma carga uniaxial crescente, onde são colhidas informações simultaneamente sobre seu comportamento durante o tempo de ensaio.

A SCALARTE executa todos os ensaios de tração.
Indica a  deformação, onde a partir desta é possível obter-se informações como: tensão limite de escoamento, tensão limite de resistência, tenacidade, coeficiente de encruamento, tensão de ruptura, coeficientes K e N, alongamento percentual e deformação do material.

MUITO CUIDADO.

Ililhós de corrente cortada e soldada em um placa ou vergalhões de aço soldado não é ancoragem. (VERGONHA).


O aço inoxidável é uma liga de ferro e crómio, podendo conter também níquel, molibdénio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica.
Aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%. Distingue-se do ferro fundido, que também é uma liga de ferro e carbono, mas com teor de carbono entre 2,11% e 6,67%. O carbono é um material muito usado nas ligas de ferro, porém varia com o uso de outros elementos como: magnésio, cromo, vanádio e tungstênio.
O carbono e outros elementos químicos agem com o agente de resistência, prevenindo o deslocamento em que um átomo de ferro em uma estrutura cristalina para passa para outro. A diferença fundamental entre ambos é que o aço, pela sua ductilidade, é facilmente deformável por forja, laminação e extrusão, enquanto que uma peça em ferro fundido é muito frágil.

Curiosidades SCALARTE.

 Quanto aos pontos de ancoragem, devem ser tomadas as seguintes providências:
a) inspecionar todos os pontos antes da sua utilização;
b) identificar os pontos definitivos e a carga máxima aplicável;
c) realizar o teste de carga em todos os pontos temporários antes da sua utilização.
O dimensionamento da carga máxima do ponto de ancoragem definitivo deve ser realizado por profissional legalmente habilitado.
O procedimento de teste de carga dos pontos temporários deve ser elaborado por profissional legalmente habilitado, que supervisionará a sua execução.
Devem ser mantidos no estabelecimento a memória de cálculo do projeto dos pontos de ancoragem definitivos e os resultados dos testes de carga realizados nos pontos de ancoragem temporários.
d)A NR-18 prevê que - As edificações com no mínimo quatro pavimentos ou altura de 12m (doze metros), a partir do nível do térreo, devem possuir previsão para a instalação de dispositivos destinados a ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual, a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas.
e)TODAS AS EDIFICAÇÕES, NOVAS OU ANTIGAS, DEVEM POSSUIR O SISTEMA DE ANCORAGEM PREDIAL INSTALADO.

- Ancoragem é um sistema de amarras por meio de cordas e cabos de aço nos elementos permanentes e estruturais das edificações, propiciando estabilidade dos equipamentos bem como segurança aos trabalhadores em telhados e coberturas.

- O Ponto de Ancoragem é instalado no perímetro do edifícil, de acordo com o sistema projetado, visando a ancoragem dos trabalhadores em altura que se utilizarão de andaimes, cadeiras suspensas ou para alpinistas industriais se conectarem.

- AS NORMAS NBR 14626, 14627, 14628 E 14751 DA ABNT EXIGEM QUE OS CABOS E AS CORDAS DAS CADEIRAS E TRAVA QUEDAS SEJAM FIXADOS EM PONTOS OU SUPORTES DE ANCORAGEM QUE RESISTAM, NO MÍNIMO, 1.500 KG.

18.15.56 – ANCORAGEM

18.15.56.1 As edificações com no mínimo quatro pavimentos ou altura de 12m (doze metros), a partir do nível do térreo, devem possuir previsão para a instalação de dispositivos destinados à ancoragem de equipamentos de sustentação de andaimes e de cabos de segurança para o uso de proteção individual, a serem utilizados nos serviços de limpeza, manutenção e restauração de fachadas.

18.15.56.2 Os pontos de ancoragem devem:

a) estar dispostos de modo a atender todo o perímetro da edificação;
b) suportar uma carga pontual de 1.200 Kgf (mil e duzentos quilogramas-força);
c) constar do projeto estrutural da edificação;
d) ser constituídos de material resistente às intempéries, como aço inoxidável ou material de características equivalentes.

18.15.56.3 Os pontos de ancoragem de equipamentos e dos cabos de segurança devem ser independentes.

18.15.56.4 O item 18.15.56.1 desta norma regulamentadora não se aplica às edificações que possuírem projetos específicos para instalação de equipamentos definitivos para limpeza, manutenção e restauração de fachadas.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CINTO DE SEGURANÇA - ACIDENTE

Acidente com cilindro de gás - PERIGO