Nunca vi um acidente em 20 anos embarcado. Acorda morcego. Deixa eu mudar essa nossa história hoje. (esmagamento de mão em manobra de cabos). CUIDADO.
Mãos e dedos representam 24,9% do total de acidentes. Mãos e dedos são as partes mais vulneráveis do corpo e representam 24,9% dos acidentes de trabalho registrados pelo Ministério da Previdência Social, de acordo com o último anuário estatístico divulgado, referente ao ano de 2010.
Mais de 250 mil acidentes de trabalho com as mãos
5% dos acidentes de trabalho ocorrem nos membros superiores, segundo Anuário Estatístico da Previdência Social (AEPS-2013). Desses 60% são acidentes com as mãos e punhos. Isso porque as mãos são muito utilizadas nas mais diversas atividades do nosso cotidiano.
Os dedos das mãos são os órgãos do corpo mais vulneráveis entre os trabalhadores. Os brasileiros mutilam ou incapacitam 135 mil deles todos os anos em acidentes de trabalho.
O que é acidente de trabalho
"Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão.
Entre os riscos para as mãos mais comuns no ambiente de trabalho, destacam-se:
- ambientes de trabalho inadequado ou deficiente;
- pontos de atrito que podem causar escoriações;
- pontos de superaquecimento no caso de manuseio de materiais com alta temperatura (inclusive por irradiação e vapor) que causam queimaduras em maior ou menor grau;
- superfícies rotativas, prensas e ferramentas manuais que causam corte, esmagamento e/ou amputação de membro;
- máquinas de partida automática, às vezes danificadas ou defeituosas que causam agarramento, assim como o uso de adornos, roupas largas e cabelos soltos;
- cansaço, desatenção, falta de atenção e/ou descaso com a segurança na execução das atividades por parte do trabalhador.
A prevenção é certamente a melhor maneira de evitar a incapacitação dos colaboradores nas empresas, além de ser também a alternativa mais barata. A falta de investimento em prevenção é o maior obstáculo para reduzir os acidentes de trabalho. Iniciativas como envolvimento da gestão no tema segurança do trabalho, diálogos diários de segurança (DDS), uso de EPI’s e EPC’s e sinalização correta também contribuem para redução ou dos acidentes de trabalho.
FELIPE TRAVASSOS
FT - TREINAMENTOS E SERVIÇOS
TREINAMENTOS - SERVIÇOS - SEGURANÇA DO TRABALHO - RESGATE
Construção - Demolição - Impermeabilização e Reformas
TEL: (21) 97546 - 4783 FELIPE TRAVASSOS ( WHATSAPP BUSINESS)
(21) 99623-0171
Comentários
Postar um comentário