Instrutor: Felipe Travassos - FT - TREINAMENTOS E SERVIÇOS
Gestor em Segurança do Trabalho e Técnico em Segurança do Trabalho atuante em mais de 20 grandes empresas dando Consultoria com sua Equipe de Engenheiros e Técnicos.
Gerente de Manutenção / Supervisor de Acesso por Cordas.
Mais de 30 anos de Experiência em Serviços em Altura. Acesso por Cordas.
Atualmente ministra Treinamentos das principais NR's e Executa serviços utilizando as técnicas de acesso por cordas. Manutenção e Reparos Industriais e Prediais.
Prestou serviços para a Consórcio Rio Teleféricos de 7 de março de 2016 a 14 de outubro de 2016.
Aula de Hoje:
A importância da utilização do Clip / Grampo para fechamento dos Cabos de Aço.
É muito importante que todas as empresas do ramo de manutenção, que trabalhem com cabos de aço divulguem para seus colaboradores a ABNT - NBR 11900-4
GRAMPO / CLIP – QUANDO PODE SER UTILIZADO?
Como definido, está proibido a utilização de grampo pesado para fabricação de lingas de cabos de aço. A utilização de grampos para confecção de lingas foi extinto devido aos elevados riscos na operação, uma vez que os grampos tem a função de impedir que os cabos de aço ao serem dobrados não escorreguem. A confecção desse tipo de linga depende muito da montagem, uma vez que deve-se atentar ao torque aplicado a cada porca, qualidade do grampo, distância entre grampos e quantidade de grampos pelo diâmetro do cabo de aço.
Assim, os grampos são destinados a:
Deverão ser aplicados em situações que não exigem grandes esforços como utilização em guarda-corpos e prateleiras.
Os grampos pesados deverão ser utilizados em movimentações horizontais, cabos estáticos e a fixação de cabos de aço em equipamento de elevação de carga.
- Devemos tomar muito cuidado nas montagens de sistemas de linha de vida ( NR18 / NR35 , içamento de cargas e pessoas ( Elevadores ).
Em recentes inspeções de segurança observamos a falta de informações e desconhecimento na técnica para a montagem.
( ERRO NA INSTALAÇÃO ELEVADOR DE MATERIAIS ) RISCO
Um erro que pode causar graves acidentes e mortes.
ERRO NA INSTALÇÃO ( LINHA DE VIDA ESCADA) RISCO
O método de montagem de grampos é essencial para garantir a eficiência do olhal, devendo verificar todos os fatores (quantidade de grampos, espaçamento, posição e torque) para a confecção do terminal.
Como proposto, todos os ensaios e verificações deverão ser realizados por uma pessoa qualificada – (pessoa habilitada por órgão de competência profissional e treinamento formal em inspeção em cabos de aço e acessórios conduzidos por organizações competentes).
A FT - TREINAMENTOS E SERVIÇOS possui profissionais habilitados e técnicos para executar as devidas adequações na montagem e manutenção.
- Não devemos esquecer as paradas para inspeção e manutenção. Tudo deve ser revisto.
- Os cabos de aço utilizados em ambientes agressivos ou em contato com água, precisam de uma maior proteção contra a corrosão, por isso recomenda-se a utilização do sapatilha para cabo de aço.
A sapatilha para cabo de aço é um acessório desenvolvido com alta qualidade, como um dos principais elementos de proteção para cordas e cabos de aço contra desgastes e atritos no qual o cabo é submetido durante sua utilização. São utilizados nos processos de movimentações e elevações de cargas em geral.
TIPOS DE SAPATILHO PARA CABO DE AÇO:
Sapatilho leve de aço estampado - realiza a proteção das cordas de aço e cabos de aço do desgaste e atrito. Esse acessório é estampado em Aço maleável, fabricado de acordo com a Norma DIN 6899-A e leva acabamento galvanizado.
Sapatilho leve inox - o sapatilho leve de inox é utilizado principalmente em movimentação de cargas no geral. A sua função é de proteger as cordas e cabos de aço do desgaste e atrito a que são expostos durante o seu período de uso. Conta com máxima resistência à corrosão. Este sapatilho para cabo de aço é fabricado a partir de Aço inoxidável AISI 304, Norma DIN 6899A e FF-T-276B Tipo 2 e possui acabamento polido.
Sapatilho Pesada de Aço Estampado - protege, da melhor forma possível, as cordas de aço e cabos de aço do desgaste e atrito a que são submetidas em condições mais severas de uso em amarração de cargas e movimentação de materiais. Este sapatilho para cabo de aço é estampada em Aço carbono com acabamento galvanizado.
Sapatilho Pesado de Aço Forjado - utilizado em condições severas de uso em movimentação e elevação de cargas para a proteção do cabo de aço contra maiores desgastes. Este Sapatilho forjado em aço carbono é fabricado de acordo com a Norma FF-T-276B Tipo 3 e possui acabamento galvanizado à fogo.
Cabos de Aço: O que você precisa saber para preservá-los do risco?
Cabos de aço são uma espécie de corda de dois ou mais fios torcidos ou entrelaçados, produzidos com aço flexível, resistente e durável. Atualmente, eles são usados para diversos tipos de serviço como sustentar objetos, elevar, suportar e dar estabilidade para equipamentos e cargas diversas.
No meio industrial, eles são mais utilizados do que cordas de fibra, já que possuem maior força no mesmo diâmetro e peso. Sua resistência não se altera, independente das condições climáticas. E, por sua alta durabilidade, ele é o melhor custo benefício do mercado a longo prazo.
Entretanto, realizar inspeções constantes para preservar a vida útil dos cabos de aço da sua empresa é essencial. Mas afinal, você sabe o que fazer em caso de danos?
Fique atento aos danos mais comuns
A inspeção dos cabos de aço precisa ser feita periodicamente por um profissional de Segurança do Trabalho e também diariamente, pelos colaboradores que manuseiam os cabos. Como esses materiais estão sempre sob muita tensão, é preciso ter bastante cuidado ao efetuar suas inspeções.
Indícios de corrosão, desgaste ou dobraduras
Neste caso, o melhor a se fazer é descartar o cabo. Cordas de aço, quando dobradas, não podem ser reparadas.
Arames quebrados
Caso existam arames quebrados ou que não estejam dentro dos padrões de segurança, substitua-os imediatamente! Se reparar que o cabo foi esmagado, achatado, aberto (em formato de “gaiolas”) ou qualquer outro dano que cause sua distorção, é essencial descartar também.
Agora que você já sabe os problemas mais recorrentes, veja manutenções simples que você pode fazer para garantir a eficácia dos cabos e a segurança de quem trabalha com eles.
Como fazer a manutenção dos seus cabos
Lubrificação correta
O cabo precisa estar bem lubrificado e armazenado para que não haja corrosão ou outro tipo de dano. Sempre verifique a qualidade das emendas e conexões e, aos primeiros sinais de imperfeição, procure corrigir imediatamente!
Metal de sacrifício
Os cabos que ficam em ambiente externos são expostos à oxidação e, para eles, é indicado a utilização de um metal de sacrifício. Normalmente esse metal é um ânodo – elétrodo para onde migram os íons negativos – que é colocado em contato com o cabo de aço para criar uma camada de proteção que faz uma blindagem temporária. Ele serve para proteger a durabilidade dos cabos e pode ser substituído quando necessário.
Cabos de aço podem prejudicar tanto os olhos quanto as mãos de quem trabalha com eles. Por isso, equipamentos como as luvas de DuPont™ Kevlar® são essenciais: promovem proteção forte, confortável e durável contra cortes e abrasões. É a confiança de que todos os colaboradores vão realizar um bom trabalho e claro, com toda a segurança necessária para o dia a dia.
A inspeção dos cabos de aço deve ser realizada rotineiramente e é imprescindível para garantir a segurança e a qualidade dos projetos onde os cabos estão inseridos. Devido às especificidades de cada segmento, só um profissional qualificado, com conhecimento prático sobre os cabos de aço e com conhecimento técnico sobre as normas e leis nacionais, poderá analisar a atividade e a exposição do cabo de aço e determinar a periodicidade das inspeções.
Inspeção inicial:
Inspeção visual diária:
Inspeção periódica:
Fatores para avaliação de um cabo de aço
e deformações (ondulação; amassamento; gaiola de passarinho; alma saltada; dobra ou nó).
Substituição dos cabos de aço
2) Não permita que o cabo tome a forma de um laço, para evitar defeitos futuros.
3) Para evitar torções, nós e tensão, ao enrolar um cabo de aço
4) Para uso em polias, mantenha a condição ideal do canal da polia,
Carga de trabalho é a massa máxima que o cabo está autorizado a sustentar.
Em caso de dúvidas entre em contato:
TEL:. 21 97546-4783 FELIPE TRAVASSOS
- Rio de Janeiro - BRASIL
Material de Estudo e Leitura:
catalogocimaf2014completo.pdf (aecweb.com.br)
BROCHURE_USOS_GENERALES_PORT_080616.pdf (iphglobal.com)
arquivo32.pdf (asmtreinamentos.com.br)
Comentários
Postar um comentário